Quem trabalha com transporte rodoviário sabe. Existem caminhões de vários tamanhos, capacidades de cargas diferentes, carrocerias das mais variadas formas e outras diferenças mais. Contudo as fábricas de caminhões não podem sair inventando modelos da maneira que bem entender. Na verdade, elas tem de atender ao mercado e as legislações vigentes. Apresentamo-lhes, portanto, os tipos de caminhões que o SINDICARPA considera, classificados cada um em sua respectiva categoria.
SINDICARPA - SINDICATO DAS EMPRESAS DE
TRANSPORTES DE CARGAS NO ESTADO DO PARÁ
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Veículo Urbano de Carga (VUC): O VUC é o
caminhão de menor porte, mais apropriado para áreas urbanas. Esta
característica de veículo deve respeitar as seguintes características: largura
máxima de 2,2 metros; comprimento máximo de 6,3 metros e limite de emissão de
poluentes. A capacidade do VUC é de 3 toneladas.
Toco ou caminhão semipesado: caminhão que
tem eixo simples na carroceria, ou seja, um eixo frontal e outro traseiro
de rodagem simples. Sua capacidade é de até 6 toneladas, tem peso bruto máximo
de 16 toneladas e comprimento máximo de 14 metros.
Truck ou caminhão pesado: caminhão que
tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, dois eixos juntos. O objetivo é poder
carregar carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo. Um dos eixos
traseiros deve necessariamente receber a força do motor. Sua capacidade é de 10
a 14 toneladas, possui peso bruto máximo de 23 toneladas e seu comprimento é
também de 14 metros, como no caminhão toco.
Carretas: são uma categoria em que uma parte
possui a força motriz (motor), rodas de tração, a cabine do motorista e a outra
parte recebe a carga. A parte motriz recebe o nome de cavalo mecânico, e este
pode ser acoplado a diferentes tipos de módulos de carga, chamados de
semirreboque. Veja abaixo alguns modelos:
Cavalo Mecânico ou caminhão extrapesado:
é o conjunto formado pela cabine, motor e rodas de tração do caminhão com eixo
simples (apenas 2 rodas de tração). Pode ser engatado em vários tipos de
carretas e semirreboques, para o transporte.
Cavalo Mecânico Trucado ou LS: tem o
mesmo conceito do cavalo mecânico, mas com o diferencial de ter eixo duplo em
seu conjunto, para poder carregar mais peso. Assim o peso da carga do
semirreboque distribui-se por mais rodas, e a pressão exercida por cada uma no
chão é menor.
Carreta 2 eixos: utiliza um cavalo
mecânico e um semirreboque com 2 eixos cada. Possui peso bruto máximo de 33
toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.
Carreta 3 eixos: utiliza um cavalo
mecânico simples (2 eixos) e um semirreboque com 3 eixos. Possui peso bruto
máximo de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.
Carreta cavalo trucado: utiliza um cavalo
mecânico trucado e um semirreboque também com 3 eixos. Possui peso bruto máximo
de 45 toneladas e comprimento máximo também de 18,15 metros.
Bitrem ou treminhão: é uma combinação de
veículos de carga composta por um total de sete eixos, que permite o transporte
de um peso bruto total de 57 toneladas. Os semirreboques dessa combinação podem
ser tracionados por um cavalo-mecânico trucado.
Rodotrem: é uma combinação de
veículos de carga (dois semirreboques) composta por um total de 9 eixos que
permite o transporte de um peso bruto total de 74 toneladas. Os dois
semirreboques dessa combinação são interligados por um veículo intermediário
denominado Dolly. Essa combinação só pode ser tracionada por um
cavalo-mecânico trucado e necessita de um trajeto definido para obter
Autorização Especial de Trânsito (AET).
O bitrem é um conjunto que
possui duas articulações (quinta-roda do caminhão e a quinta-roda do
semirreboque dianteiro) e o rodotrem é um conjunto que possui
três articulações (quinta-roda do caminhão, engate dianteiro do dolly
e quinta-roda do dolly).
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